28 maio 2012

Dicas para gravidas


PARA DORMIR MELHOR

Ter um sono de qualidade é básico para o humor da mamãe e desenvolvimento do bebê. Mas para isso, você precisa ter um colchão firme e macio é fundamental para um bom sono das gravidinhas.
Uma outra boa dica que traz mais conforto é apoiar a cabeça em um travesseiro que deve estar mais ou menos na altura dos ombros. Se o travesseiro for muito baixo, os músculos do seu pescoço vão acabar muito e isso vai ser desconfortável. Já se o travesseiro for muito alto, vai machucar a sua musculatura e te deixar incomodada.
Deitar de lado. Essa é a posição recomendada e mais adequada para o soninho das futuras mamães. Assim você não fará nenhuma pressão sobre o bebê.
Deitada, dobre um pouco os joelhos, com isso você vai compensar o peso da barriga e terá mais apoio para relaxar.
Colocar um travesseiro entre os joelhos faz com que a perna de cima não pese sobre a perna de baixo.

COMIDINHAS

Alivie o enjôo e as náuseas com um picolé de limão, uma limonada ou mesmo água gelada com algumas gotas de limão. A sensação de gelado e o sabor refrescante do limão são maravilhosos para dar fim em qualquer enjôo.
Passe longe das comidas gordurosas, frituras, alimentos embutidos e enlatados. O que você precisa agora é de qualidade na alimentação, por isso prefira assados, grelhados ou cozidos, que são menos gordurosos, e tente também evitar muito óleo vegetal, como aqueles de soja, milho, açafrão, girassol quando for preparar seu alimento. Gordura Sólida, como manteiga, margarina, banha é PROIBIDO.
Muito sal pode ser muito perigoso para mulheres grávidas. Eu sei que é difícil, mas acredite, vale a pena. O sal em excesso pode provocar inchaço e a pressão alta e, na gravidez, você não vai querer se deparar com esses problemas.
Está com prisão de ventre? Isso é muito comum entre as grávidas. Para dar uma turbinada no seu intestino abuse de cereais integrais, aveia, verduras cruas, mamão, bagaços de laranja, ameixas pretas secas.

GRÁVIDA NÃO PODE…

Comer queijos frescos, natas, enchidos e carne gorda, peixes gordos, marisco, FastFood, bolos com cremes, refrigerantes e álcool. Isso porque a sensibilidade do organismo e facilidade de intoxicação estão em alta, então o consenso é ficar bem longe de alimentos que possam oferecer risco de intoxicação, como os citados acima.
Todo mundo sabe que queijos frescos, nata, bolo com creme, camarão, marisco, maionese e comidas de rua costumam estar associados às intoxicações alimentares. Então, se você se sentir tentada a comer algum desses alimentos enquanto estiver grávida ou amamentando, saiba de suas origens e tenha absoluta certeza de que estão realmente adequados ao consumo, senão…

O QUE PODE COMER?

Você está liberada para comer frutas, vegetais, legumes, carne “magra”, peixes “magros”, pão integral, gelatina, leite, sumos naturais e água.
Lembre-se sempre que é primordial consultar um médico sempre que pintar uma dúvida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário